top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabriel Ferreira

Tradições de Ano Novo

Atualizado: 1 de dez. de 2022


Vamos falar sobre tradições de Ano Novo no Velho Mundo?


Com o ano de 2021 chegando ao fim, se aproxima a Noite de "San Silvestro", ultima do calendário, pontuando assim o Ano Novo (Capodanno em italiano), uma das festas mais esperadas junto ao Natal.

Por aqui não é diferente do Brasil e as famílias seguem a tradição e reúnem-se, redescobrindo a alegria de estar juntos e de partilhar uma boa mesa, o que é de extrema importância para o italiano!

Ao contrário do Brasil onde se usa o branco, o vermelho é a cor estrela desta noite e, se quiser ter sorte em 2022, é preciso vestir qualquer peça desta cor atraindo o amor e afastando a negatividade. Acredita-se que esta tradição tenha vindo dos romanos que usavam vermelho para afastar as guerras e o sangue.

Já o jantar de Ano Novo por aqui varia muito conforme a região. Mas existem duas tradições que estão presentes em todas as mesas de norte a sul, de Aosta a Trapani.

Estas duas preciosidades da cozinha italiana são o zampone e o cotechino sempre acompanhados de lentilhas, que representam o dinheiro que se acumulará durante o ano. Portanto, quanto mais comer, melhor será!

O cotechino é produzido com carne suína temperada com especiarias como noz moscada, pimenta e alho; possui textura cremosa e é extremamente aromático e saboroso. Se assemelha a uma linguiça/salsicha.

Já o zampone é o pé de porco, já pré-cozido e recheado, produzido exclusivamente com carne suína italiana e também temperado com especiarias.


A refeição termina com fruta desidratada e uvas pois segundo os costumes se você come uvas no Ano Novo, contarás dinheiro todo o ano.


Fazem ainda parte das tradições deixar as janelas abertas a meia noite dando as boas-vidas ao primeiro dia de janeiro.

E porque não repetir o beijo de Natal sob um ramo de visco, perpetuando o amor e a proteção!

Antigamente muitas pessoas atiravam objetos velhos pela janela, como forma de colocar pra fora as energias negativas do ano anterior. Hoje segue a tradição de se desfazer de coisas antigas para que novas possam chegar.

Por fim a meia noite trocam-se muitos abraços e desejos de felicidade e prosperidade para o ano que está chegando. Sempre brindando com os maravilhosos vinhos e espumantes!


Feliz Ano Novo!

Buon Capodanno!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page